Porto Alegre, quarta, 02 de outubro de 2024
img

RS: Compra da Vacina contra Covid-19 será avaliada por prefeitos nesta sexta-feira

Detalhes Notícia
Dimas Covas, do Instituto Butantan falará aos representantes de municípios da Grande Porto Alegre, do Vale do Sinos, da Fronteira Oeste e da Região da Campanha em seminário virtual para discutir o tema.
 

Prefeitos da Grande Porto Alegre, do Vale do Sinos, da Fronteira Oeste e da Região da Campanha se reúnem na tarde desta sexta-feira, 4, para debater formas de viabilizar a compra da vacina para a Covid-19. A videoconferência ocorre a partir das 14h45min e contará com palestra do presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, e com a participação do presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado (Famurs) e prefeito de Taquari, Maneco Hassen.

O encontro virtual é organizado pelo Consórcio dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), com a participação do Consórcio Pró-Sinos, que reúne municípios que compõem a Bacia do Rio do Sinos, e do Codepampa, formado por prefeituras da Região da Campanha e da Fronteira Oeste.

Aos prefeitos, o presidente do Butantan falará sobre a Vacina Coronavac, que vem sendo desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac, em parceria com o instituto brasileiro.

O presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e prefeito de Rodeio (SC), Paulo Roberto Weiss, também participará do encontro. Ele falará sobre o convênio que a entidade e o Instituto Butantan estão firmando para a aquisição da vacina.

“O acordo entre os municípios catarinenses e o instituto deve ser concluído na próxima semana. Nossa intenção é avaliar como está ocorrendo esse processo no Estado vizinho e, eventualmente, tomarmos uma medida semelhante aqui no Rio Grande do Sul, buscando a participação da Famurs”, explica a presidente da Granpal e prefeita de Nova Santa Rita, Margarete Ferretti.

Além de avaliar a questão da vacina chinesa, a Granpal também acompanha a iniciativa do Governo da Bahia, que focou na compra do imunizante russo Sputnik V, e as estratégias adotadas pelo Ministério da Saúde.