Porto Alegre, quarta, 02 de outubro de 2024
img

Literatura: Professor de Escrita Criativa da PUCRS lança O lado que não era visível para quem estava na estrada.  Livro de contos  de Luís Roberto Amabile, reúne quinze histórias que provocam o leitor a refletir sobre o que é ficção e o que não é

Detalhes Notícia
Luís Roberto Amabile Foto Luan Vargas

 

Luís Roberto Amabile, escritor e professor na Escola de Humanidades da PUCRS, está lançando seu mais novo livro de contos, intitulado “O Lado que não era visível para quem estava na estrada”, pela Zouk. No dia 12 de dezembro, às 19h, o autor vai falar sobre o processo de escrita do livro e sobre criação literária em geral num bate-papo com a escritora Leila de Souza Teixeira, transmitido pelas redes sociais  Amabile é ddoutor em Teoria da Literatura (2017) e em Escrita Criativa (2020). Teve textos publicados em revistas e antologias no Brasil, em Portugal, na Espanha e nos Estados Unidos. Colaborou com Luiz Antonio de Assis Brasil em Escrever ficção (2019). É autor, entre outros, de O amor é um lugar estranho (2012, finalista do Prêmio Açorianos na categoria contos) e O livro dos cachorros (2015, vencedor da chamada para publicação do IEL/RS).

A obra é formada por quinze contos que, além da força narrativa, têm como destaque o trabalho com a linguagem e a forma. Amabile se utiliza de recursos como mapas, fotos, notas e adendos, que funcionam como uma curiosidade extra-literária e provocam o leitor a refletir sobre o que é ficção e o que não é. “Tem de ser bom de ler e ao mesmo tempo precisa instigar o leitor a fugir da zona de conforto”, diz o autor.

Os temas de “O Lado que não era visível para quem estava na estrada” giram em torno das relações familiares, amorosas e da própria literatura, por meio da aparição, como projeções, de escritores. O projeto do livro valeu a Amabile o incentivo do ProAC (edital de bolsa de criação literária, 2014) e uma residência literária da Associação Gaúcha de Escritora (AGES), em 2015.

Autor de “O amor é um lugar estranho” ( 2012, finalista do Prêmio Açorianos) e “O livro dos cachorros” (2015, vencedor da chamada para publicação do IEL/RS), Amabile também trabalhou por dois anos com Luiz Antonio de Assis Brasil na elaboração de “Escrever Ficção – Um manual de criação literária” (2019), no qual assina como colaborador. Atualmente, Amabile leciona Teoria Literária e Escrita Criativa na PUCRS.

 

Confira um trecho da orelha de “O lado que não era visível para quem estava na estrada”, escrita por Amilcar Bettega: 

 

A estrada da arte do conto tem muitos lados. É o que nos mostra este extraordinário livro em que as estratégias narrativas se alternam, mas nunca deixam de ser eficazes. O poder da prosa de Luís Roberto Amabile vai além da verticalidade do conto clássico, das tramas cheias de ações e tensão. Não é que faltem tais características – os contos são intensos –, mas há algo mais, uma força oculta na tessitura da texto. Essa força, eu arriscaria dizer, está em uma narração que, de maneira subliminar, envolve o leitor como se ele estivesse ouvindo um amigo lhe contar uma história na mesa do bar.

 

Informações do livro

 

Título: “O lado que não era visível para quem estava na estrada”

Autor: Luís Roberto Amabile

Editora: Zouk

Gênero: Conto

Edição: 2020

Formato: 14×21

Páginas: 116

ISBN : 978-65-5778-013-8

Preço da capa: R$41,00