Porto Alegre, quarta, 02 de outubro de 2024
img

França recomenda no máximo seis adultos para festas de fim de ano; RFI

Detalhes Notícia
Para as ceias de Natal e Ano Novo, não mais do que seis à mesa, "sem contar as crianças", recomenda o governo. © Image par Karolina Grabowska de Pixabay

 

 

O governo francês fixou em seis adultos o número máximo de participantes nas ceias de Natal e Ano Novo, sem contar crianças e adolescentes. Apesar de ser apenas uma recomendação, é uma das mais estritas da Europa. Os maiores de 18 anos são considerados adultos, para efeito de prevenção contra a Covid-19.

A maioria dos países europeus tem adotado a conta de 6 a 10 pessoas nas festas de fim de ano, mas no caso da França não há recomendação específica para excluir os idosos. Na Espanha também não. A Alemanha aconselha 10 pessoas como regra geral, mas em Berlim a indicação é de no máximo cinco pessoas, porque a circulação do vírus, na capital alemã, é mais intensa.

Evitar o isolamento dos idosos tem sido uma preocupação das autoridades – a depressão e o sentimento de abandono também matam. O governo francês decidiu, então, ser pedagógico e insistir nas recomendações de prevenção: lavar as mãos com frequência; ventilar os ambientes durante dez minutos a cada hora, mesmo se estiver nevando; ficar com a máscara facial dentro de casa e desinfetar mesas e maçanetas várias vezes durante o encontro. Não é preciso desinfetar o pacote de presente no microondas ou com um aparelho a vapor, como brincou um infectologista, mas as outras medidas básicas contra o contágio são fundamentais, mesmo em família ou entre amigos, o que é a mensagem mais difícil de ser assimilada.

Leia mais em RFI