Porto Alegre, quarta, 02 de outubro de 2024
img

2ª onda de Covid-19 perde força em Portugal, mas governo prefere manter restrições até o Natal; RFI

Detalhes Notícia
Portugal segue em regime de lockdown pelo menos até 23 de dezembro. AP - Armando Franca

 

 

A segunda onda da pandemia de Covid-19 começou a perder força em Portugal. No entanto, as autoridades decidiram manter as restrições sanitários impostas para conter a propagação do vírus. O governo espera com isso poder flexibilizar as medidas com durante as festas de fim de ano.

Como seus vizinhos europeus, Portugal faz um exercício de equilibrista diante da segunda onda da pandemia de Covid-19. Esta semana o país registrou, em média, menos de 4 mil novos casos diários, contra 6.500 contaminações por dia contabilizadas em meados de novembro. No entanto, o número de hospitalizações (3.300 pessoas, entre elas 500 em unidades de tratamento intensivo), continua preocupando as autoridades.

Por essa razão, o primeiro-ministro Antonio Costa informou nesse sábado (5) que pretende manter as restrições sanitárias. Desde o final de outubro Portugal vive sob um regime de lockdown parcial, que atualmente cobre boa parte do país. Nas regiões mais atingidas, um toque de recolher está em vigor durante a noite e nos fins de semana. No entanto, as escolas e o comércio não foram fechados, como aconteceu durante a primeira onda, entre abril e junho.

Leia mais em RFI