Porto Alegre, quarta, 02 de outubro de 2024
img

Covid-19: boletim mostra acompanhamento nas escolas da Capital

Detalhes Notícia
Município passou a oferecer testes do tipo RT-Lamp, que permitem identificar a presença do vírus com resultados em até 12 horas. Cristine Rochol / PMPA

 

 

A prefeitura publicou nesta terça-feira, 8, a sétima edição do boletim informativo das instituições de ensino. Desde o início de dezembro, o município passou a oferecer testes do tipo RT-Lamp, que permitem identificar a presença do novo coronavírus com resultados em até 12 horas. Disponíveis a quem fizer o teste em ambiente escolar, os exames são realizados pelas equipes deslocadas para testagem dos contactantes de um caso confirmado. Todas as notificações recebem acompanhamento, avaliação e testagem, basta contactar a Secretaria Municipal de Saúde.

Esta edição do boletim mostra redução na quantidade de alunos que participaram de atividades presenciais, passando de 27.011 para 26.680 na semana de 22 a 28 de novembro. Com relação ao número de escolas que preencheram o formulário de monitoramento, passou de 394 para 355. No período, também participaram de atividades presenciais 4.558 professores e 3.931 funcionários, totalizando 35.169 pessoas.

Foram confirmados 105 casos na semana epidemiológica, sendo 48 professores, 27 funcionários e 30 alunos. A proporção de casos confirmados sobre o total de pessoas em atividades presenciais é de 1,05% professores, 0,69% funcionários e 0,11% alunos. Das 355 escolas que enviaram formulário de monitoramento, 184 foram instituições de ensino privadas, 121 comunitárias, 49 públicas municipais e uma pública estadual.

Conforme dados da Central Escolas, foram avaliadas 2.539 pessoas com testes desde 2 de outubro para verificar a presença do novo coronavírus, das quais 1.350 alunos, 621 funcionários e 568 professores. Desses totais, 1.376 testes tiveram resultado negativo, 102 positivo, 504 estão em investigação e houve 557 recusas de coleta, quando a escola não tem autorização formal dos responsáveis para coletar no local. Nesses casos, o recolhimento é feito em qualquer posto da rede municipal ou os alunos ficam afastados por dez dias.

As informações do boletim são de responsabilidade das secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Educação (Smed), com base em formulário preenchido semanalmente pelas instituições de ensino, no monitoramento das equipes da saúde a partir da Central de Monitoramento das Escolas e da Vigilância Epidemiológica, além de bancos de dados do sistema de notificações. Orientações em relação aos protocolos e guia para mitigação da cadeia de transmissão podem ser consultadas na cartilha disponibilizada no site do coronavírus de volta às aulas.