Porto Alegre, segunda, 25 de novembro de 2024
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Como a inovação e a tecnologia estão simplificando a gestão tributária 

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Na Marpa, software proprietário levanta todo o histórico fiscal dos clientes em apenas cinco dias 

 

 

Ganhar escala, atendendo um número cada vez maior de clientes com agilidade e eficiência, é o sonho de toda empresa. No entanto, em alguns setores isso pode ser mais difícil em função do nível de detalhe dos processos e da burocracia envolvida.

Segundo o Banco Mundial, o Brasil é o país onde as empresas mais perdem tempo e recursos com a rotina fiscal, que chega a consumir 1,5% do faturamento anual das companhias. Elas precisam lidar com cerca de 60 tributos, nas três esferas de governo, como IPI, PIS e Cofins (federais), ICMS (estadual) e ISS (municipal), situação muito diferente da que acontece em outros países, que contam com sistemas únicos de arrecadação. Alguns levantamentos indicam que as empresas gastam, por ano, cerca de 2 mil horas no pagamento de tributos, preenchimentos de formulários e análises de normas para entender o que pode ser descontado ou transformado em crédito tributário.

Para endereçar o tema, muitas delas estão recorrendo à tecnologia. E, quando a solução passa por uma consultoria especializada aliada ao suporte tecnológico, as chances de sucesso crescem exponencialmente. É o caso da Marpa Gestão Tributária, liderada pelo administrador Michael Soares e pelo advogado tributarista Eduardo Bitello. Com a ajuda de um software proprietário, desenvolvido em 2017, a empresa consegue, em cinco dias, levantar todo o histórico fiscal dos clientes – tarefa que demoraria muito mais se fosse feita de forma manual. E, em 15 dias, entregar um diagnóstico de tudo que foi pago em excesso e o que pode ser ressarcido.

“Quando eu fiz faculdade, não existia nem internet nos Tribunais”, diz Bitello, lembrando de um passado não tão distante. “Hoje está tudo digitalizado e precisamos usar a tecnologia em nosso favor.” Para ilustrar, Soares lembra que, só em 2020, o Supremo Tribunal Federal, por meio de suas decisões, já permitiu a devolução de R$ 145 bilhões pagos indevidamente pelos contribuintes – dinheiro que está voltando aos caixas das empresas. “A tecnologia nos garante agilidade e eficiência para podermos atender a um número cada vez maior de empresas em situações semelhantes.”

E engana-se quem pensa que o recurso está disponível apenas para as grandes corporações. A Marpa se utiliza da ferramenta para empresas de todos os tamanhos e setores de atuação. “A tecnologia é um caminho sem volta e sua adoção tende a ser cada vez maior. Estamos atentos a todo e qualquer processo jurídico que possa ser agilizado e incrementado com o uso de soluções inovadoras e investiremos o que for preciso para estar na vanguarda e prover um atendimento cada vez mais diferenciado e eficiente para nossos clientes”, finaliza Bitello.