Porto Alegre, sexta, 26 de abril de 2024
img

Cuba unifica sua moeda e aprofunda reformas econômicas do país

Detalhes Notícia
A partir de 1° de janeiro o peso conversível, que era equivalente ao dólar, deixará de existir. Comércio de Havana com um cartaz em que alerta que não se aceitam pesos conversíveis. YAMIL LAGE / AFP

 

 

O Governo cubano deu um novo passo no processo de reformas econômicas que realiza e anunciou, após anos de espera, a unificação monetária e a fixação de uma taxa de câmbio única na ilha, de 24 pesos cubanos por dólar. A unificação, que entrará em vigor em 1° de janeiro, fará desaparecer do bolso dos cubanos o peso conversível (CUC), criado em 1994 e equivalente ao dólar, ficando unicamente em circulação na ilha o peso cubano (CUP), medida que tenta endireitar as distorções macroeconômicas acumuladas durante décadas por uma política igualitarista que fomentou os subsídios mas prejudicou a produtividade e a eficiência empresarial. A população terá um prazo de seis meses para trocar os CUC por pesos cubanos.

O chamado ‘Trabalho Correção’, que abarca não só a reforma monetária e cambial, como significa numerosas mudanças na política de preços, salários e aposentadorias, era uma das medidas mais pedidas pelos economistas cubanos, pois sem ela ficaria incompleto o processo de mudanças econômicas realizado hoje pelo país, e que incluem, entre outras, o impulso do trabalho autônomo e da pequena e média empresa privada, a concessão de maiores margens de autonomia à empresa estatal para estimular a produtividade, e o fim dos subsídios a muitas destas companhias que são ineficientes. Também se aposta em empoderar as autoridades locais para que favoreçam o investimento em seus territórios e flexibilizar a política para atrair investimento estrangeiro — nesta mesma semana foi anunciado que se permitiriam empresas com participação majoritária de capital estrangeiro em todos os setores, com exceção do de extração de recursos naturais e prestação de serviços públicos.

Leia mais em El País