Porto Alegre, domingo, 24 de novembro de 2024
img

Sem peças, montadoras paralisam parte da produção e cancelam trabalho extra; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Mercedes-Benz desmarca convocação para dois sábados extras de trabalho, enquanto a GM alerta que fabricação de picape pode ser afetada; já a Fiat diz que houve redução pontual do ritmo da linha de montagem. Na Volks, espera por caminhões pode levar meses por conta da falta de peças. Foto: Volkswagen

 

 

Após o anúncio feito pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), no início desta semana, de que havia risco de paralisação nas fábricas por causa de falta de peças, as primeiras linhas de montagem começam a ser desligadas. No ABC paulista, a Mercedes-Benz cancelou dois sábados de produção extra que tinham sido convocados para atender à demanda aquecida. Na fábrica da General Motors (GM), em São José dos Campos (SP), um comunicado no mural de avisos informa que a produção da picape S10 pode ser interrompida por um ou dois dias nas próximas duas semanas.

A retomada da demanda mais rápida do que se esperava, após meses de economia enfraquecida por causa da pandemia, desorganizou as cadeias de produção, obrigando fábricas de diferentes setores a adotarem “microparadas” e, segundo especialistas, o restabelecimento da sincronia entre os elos pode levar mais alguns meses.

Leia mais em O Estado de São Paulo