Porto Alegre, sábado, 04 de maio de 2024
img

Assistentes para o suicídio - quem são eles? SwissInfo

Detalhes Notícia
A assistência ao suicídio é uma profissão na Suíça. Muitos aposentados atuam como voluntários da EXIT, a maior associação de ajuda ao suicídio do país. Eles fornecem a medicação letal aos pacientes que desejam morrer. Porém não é tarefa tão simples assim. © Keystone / Gaetan Bally

Na estação central de Zurique, Jürg Billwiller espera o trem para Berna. Ele está participando de um programa de treinamento de assistência ao suicídio da EXIT. Junto com sua treinadora, Doris Wartenweiler, sua missão é hoje ajudar um paciente a cometer suicídio. É a segunda vez que faz esse trabalho. “Estou tenso”, confessa o aposentado.

Uma equipe do programa “Repórter” do canal público de televisão SRF acompanhou a viagem de Billwiller. Imediatamente após ajudar o paciente, contou à equipe de filmagem o que sentiu.

Cerca de 40 pessoas estão registradas como voluntários na EXIT na ajuda ao suicídio. De acordo com Jürg Wiler, vice-presidente da organização, a maioria são aposentados com mais de 65 anos. Billwiller também já terminou seu treinamento. Hoje já trabalha como assistente.

Todo ano, aproximadamente mil pessoas na Suíça recebem assistência ao suicídio através da EXIT. Quase todas (98% em 2019) escolhem suas próprias casas ou o asilo onde vivem como o lugar para terminar suas vidas.

Leia mais em Rádio Suiça Internacional