Porto Alegre, quinta, 03 de outubro de 2024
img

Porto Alegre: Segurança, infraestrutura, água e esgoto encerram primeiro dia de seminários de transição

Detalhes Notícia
Porto Alegre, RS 15/12/2020: Seminário de Transição de Governo 2020, realizado na manhã desta terça-feira (15), no auditório da SMPG, Edifício Intendente José Montaury, na capital. Organizado pela administração atual, reunirá representantes de perfil técnico do governo eleito para encontros propostos, os quais deverão ter caráter de prestação de contas e esclarecimentos de dúvidas sobre o momento da gestão municipal. Foto: Anselmo Cunha/PMPA. Foto: Anselmo Cunha/PMPA

 

 

A prefeitura de Porto Alegre deu seguimento na tarde desta terça-feira, 15, aos seminários setorizados por áreas de atuação para o processo de transição da atual gestão para a equipe do prefeito eleito Sebastião Melo. Foram apresentados os dados das secretarias de Segurança; Infraestrutura e Mobilidade; e Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). A abertura ocorreu pela manhã com as ações do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus e da Secretaria Municipal da Saúde. Os trabalhos seguem nesta quarta-feira, 16, com transmissão aberta a especialistas, imprensa e interessados através da página Facebook.com/prefpoa.

O secretário municipal de Segurança, Solon Brum Beresford, ressaltou a postura da gestão de assumir a segurança pública como uma responsabilidade do Município. Entre os destaques está a implantação do sistema de cercamento eletrônico. Em agosto de 2018, todos os pardais, além de cumprirem seu papel na fiscalização de trânsito, começaram a captar placas e mandar informações sobre veículos em situação de roubo ou furto aos órgãos de segurança. A integração de 100% das lombadas foi finalizada em janeiro do ano passado. Em agosto deste ano, o sistema ganhou reforço de 186 câmeras, que se juntam a outras 162 de pardais e lombadas já integradas ao sistema. Os novos equipamentos representam ampliação de 115% do monitoramento das vias internas e o videomonitoramento.

Outros pontos apresentados pela equipe da segurança pública foi a integração de dados entre os órgãos de segurança municipal, estadual e federal, reeorganização do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), criação da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Escritório de Fiscalização, Lei dos Flanelinhas, Lei Anti-Vandalismo, criação do Fundo Municipal de Segurança Pública e do Fundo Municipal de Defesa Civil. A atual gestão também deixa recursos garantidos de R$ 54,63 milhões em financiamento com o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).

Infraestrutura – O secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marcelo Gazen, destacou a entrega do trecho 1 da Orla do Guaíba e o início das obras do trecho 3, que será entregue no início de 2021. Gazen lembrou ainda da instalação de novas placas e relógios de rua. No formato parceria público- privada, sem custos ao Município, foram instalados 68 relógios e mais de 2.600 conjuntos de placas com nomes das ruas.

Outro conjunto de obras que impactam diretamente na vida das pessoas é a Macrodrenagem do Arroio Areia, que irá beneficiar 180 mil pessoas. Do total de 26 obras, cinco já foram concluídas e quatro estão em andamento. Na requalificação e conservação de vias urbanas, o Município contou com investimentos inéditos. Das oito obras da Copa que estavam paralisadas, todas recomeçaram e cinco foram entregues: Ernesto Neugbauer, Corredor da Protásio Alves, Trincheiras da avenida Ceará, da Anita Garibaldi e da Cristóvão Colombo.

Dmae – O diretor-geral do Dmae, Darcy Nunes dos Santos, apresentou os investimentos aplicados durante a atual gestão e as obras já contratadas que seguirão na próxima gestão em abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem urbana. Com os 319 milhões em financiamentos alcançados junto à Caixa Econômica Federal e ao BRDE, foram iniciados dois grandes projetos que visam à melhoria do abastecimento de água: novo Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Ponta do Arado, que trará solução definitiva para Extremo Sul e Lomba do Pinheiro, e a expansão do SAA São João, na região Nordeste.

Em drenagem, desde que assumiu a operação e manutenção, o Dmae aplicou os recursos em melhorias prediais, eletromecânicas e troca de comportas nas casas de bombas, recuperação dos portões de proteção contra cheias e reconstruções de canalizações pluviais, além do atendimento de serviços rotineiros de limpeza de bocas de lobo e desobstruções, melhorando a rede de drenagem da cidade.