Porto Alegre, quinta, 03 de outubro de 2024
img

Parlamento é dissolvido e Israel terá 4º eleição em dois anos; Deutsche Welle

Detalhes Notícia
De acordo com analistas, a crise do orçamento foi a maneira que Netanyahu encontrou para provocar novas eleições e evitar ceder o poder a Gantz. Governo de coalizão entre Benjamin Netanyahu e Benny Gantz entra em colapso após conflito sobre o orçamento. Premiê segue como interino até o próximo pleito, que deve ocorrer em março. @Yonatan Sindel/AP/icture alliance

 

 

O Knesset (Parlamento israelense) foi dissolvido na noite desta terça-feira (22/12) após os deputados não terem chegado a um acordo para aprovar o orçamento do Estado, marcando o colapso da coalizão entre Benjamin Netanyahu e Benny Gantz após sete meses de governo.

Os parlamentares israelenses tinham até terça-feira às 23h59 no horário local (18h59 Brasília) para aprovar um orçamento e evitar novas eleições, a quarta em cerca de dois anos. Agora, o país deve voltar a ser palco de um novo pleito em março de 2021. Até lá, o primeiro-ministro Netanyahu seguirá no comando do país de forma interina.

A última eleição ocorreu em março deste ano. Segundo a lei, se o orçamento não fosse aprovado até a meia-noite de terça-feira, a Casa teria que ser dissolvida.

As divergências sobre o orçamento provocaram um duro golpe na frágil coalizão de governo formada em março entre o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e seu antigo rival Benny Gantz.

Leia mais em Deutsche Welle