Porto Alegre, quinta, 03 de outubro de 2024
img

Lojistas de Porto Alegre indicam queda de 25% nas vendas de Natal, mas crescimento no digital; Correio do Povo

Detalhes Notícia
Pandemia alterou hábitos nas compras de Natal, conforme levantamento dos lojistas. Natal durante a pandemia mudou hábitos dos consumidores de Porto Alegre | Foto: Alina Souza

 

 

A crise ocasionada pela pandemia de Covid-19 impactou significativamente nas vendas de Natal, conforme os lojistas de Porto Alegre. Levantamento realizado por uma das entidades que representam o setor em Porto Alegre, o Sindilojas, estima que houve uma queda de 25% no volume de vendas em relação a 2019 para 73% dos lojistas consultados. O ticket médio, no entanto, ficou alto, em R$ 311, segundo os comerciantes. Ainda assim, “foi o pior Natal dos últimos anos”, segundo o presidente da entidade, Paulo Kruse. O presidente da CDL Porto Alegre, Írio Piva, também lembra que o comércio on-line contribuiu a diminuir o movimento nas ruas, com um aumento de cerca de 15%.

“Não é que nos surpreendeu. Mas nos últimos dias, indicava que não aconteceria. Mas a pesquisa constatou isso. Mas todas variáveis indicavam que a gente teria estas vendas menores”, comenta Kruse. “Estamos satisfeitos, por um número que permite que a gente trabalhe com perspectivas bem melhor, fazendo um planejamento mais justo e esperando a vacina, para que realmente possamos tocar nossos negócios”, conclui.

Leia mais no Correio do Povo