Porto Alegre, quinta, 03 de outubro de 2024
img

Portugal reforma Imigração após morte de ucraniano espancado por agentes; O Globo

Detalhes Notícia
Reforma com o objetivo de coibir abusos deve começar no próximo ano e levar no mínimo seis meses para ser concluída. Pessoas conversam e caminham na Praça do Comércio, em Lisboa: reform a, segundo proposta do governo, pretende introduzir maneira “mais humanista” no trato da imigração Foto: Jose Sarmento Matos / Bloomberg 8-11-19

 

 

Apenas 24 horas. Foi o tempo que a vendedora brasileira Laudiceia Lima passou em Lisboa. Ela desembarcou na manhã de 28 de fevereiro para o que seria uma viagem de 12 dias, mas nunca deixou o aeroporto. Mesmo após mostrar aos funcionários do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) a passagem de volta ao Brasil e a reserva de hospedagem em um hotel na capital, foi transferida para uma sala, onde relata ter sido ameaçada por uma agente com um cassetete e coagida a assinar um documento antes de ser deportada sob suspeita de buscar trabalho sem autorização.

Barrada, Lima deixou o Centro de Instalação Temporária (CIT) do SEF no aeroporto e embarcou para o Brasil na manhã do dia 29 de fevereiro. Em menos de duas semanas, em 12 de março, o ucraniano Ihor Homenyuk seria violentamente agredido e morto dentro da mesma instalação ao tentar entrar em Portugal.

Leia mais em O Globo