Porto Alegre, quinta, 03 de outubro de 2024
img

Em plena campanha de vacinação contra a Covid-19, Israel inicia terceiro lockdown; RFI

Detalhes Notícia
Homem palestino é vacinado contra a Covid-19 em hospital de Jerusalém Oriental. REUTERS - Ammar Awad

 

 

O aumento das contaminações em Israel parece não ter deixado outra escolha aos governantes. O país voltou para o lockdown neste domingo (27), o terceiro bloqueio desde o início da pandemia de Covid-19.

Enquanto a campanha de vacinação continua em Israel, a população é submetida a um novo isolamento. Oficialmente, o terceiro lockdown deveria ser realizado durante duas semanas, mas as autoridades de saúde deixam a entender que a medida pode ser prolongada a até um mês, caso a quantidade de contaminações diárias permaneça superior a mil.

Proibição de ir além de um quilômetro de casa, isolamento social, boa parte das escolas fechadas, quarentena obrigatória aos israelenses que chegarem do exterior e fronteiras fechadas a todos os estrangeiros: o governo de Israel impôs drásticas restrições para tentar conter uma terceira onda da Covid-19 no país.

Boa parte dos israelenses não esconde sua revolta com a decisão, especialmente entre os comerciantes que observavam uma leve recuperação, após um ano de forte prejuízo. Não é à toa que os centros comerciais ameaçam reabrir de qualquer jeito em 10 de janeiro.

Leia mais em RFI