Porto Alegre, quinta, 03 de outubro de 2024
img

AstraZeneca diz ter encontrado vacina 100% eficaz contra formas severas da Covid-19; RFI

Detalhes Notícia
Primeira versão da vacina da AstraZeneca/Oxford contra a Covid-19 tem uma eficácia média de 70% contra a doença. JUSTIN TALLIS AFP/Archivos

 

 

O grupo farmacêutico britânico AstraZeneca afirma ter realizado pesquisas suplementares e ter encontrado “a fórmula vencedora” da vacina contra a Covid-19 que desenvolve em parceria com a Universidade de Oxford. A agência reguladora de medicamentos do Reino Unido deve se pronunciar nos próximos dias sobre o produto.

Em entrevista publicada neste domingo (27) pelo jornal britânico Sunday Times, o diretor-geral da AstraZeneca, Pascal Soriot, garantiu que o imunizante oferece uma proteção de “100% contra formas graves da Covid-19”. “Acreditamos ter encontrado a fórmula vencedora”, declarou.

Após exames clínicos em larga escala realizados no Reino Unido e no Brasil, o laboratório britânico anunciou em novembro que a versão inicial de sua vacina tinha uma eficácia média de 70%. No entanto, por trás destes resultados, se escondiam disparidades de protocolos utilizados. A eficácia foi de 90% em voluntários que inicialmente receberam uma meia-dose do produto e uma dose completa um mês mais tarde. Em outro grupo vacinado com duas doses completas, a eficácia foi de 62%.

Após duras críticas, a AstraZeneca revelou que a meia-dose foi aplicada por engano nos voluntários. Devido à forte repercussão negativa, a empresa decidiu então realizar exames suplementares com o produto.

Leia mais em RFI