Porto Alegre, sexta, 04 de outubro de 2024
img

RS: Economista Mário de Lima é eleito presidente do Corecon. Felipe Garcia assume a vice-presidência

Detalhes Notícia
Mario de Lima

 

 

O economista Mário de Lima foi eleito, na tarde desta segunda-feira, dia 4, presidente do Conselho Regional de Economia (Corecon-RS). Para a vice-presidência, foi eleito o economista Felipe Garcia Ribeiro. A eleição, para um mandato de um ano, ocorreu durante a primeira sessão plenária de 2021, realizada de forma virtual. Os novos gestores substituem os economistas José Junior de Oliveira e Aristóteles Galvão. Durante sessão-plenária, também tomou posse o novo terço de conselheiros eleitos em outubro último, para o triênio 2021-23, composto pelos economistas Darcy Francisco Carvalho dos Santos, Guilherme Stein e Felipe Garcia Ribeiro, como conselheiros titulares, e Gustavo Raupp, Lucas Aronne Schifino e Marivia de Aguiar Nunes, como conselheiros suplentes.

Em seu discurso de posse, Mário de Lima agradeceu a confiança dos colegas conselheiros e falou dos grandes desafios programados para o ano de 2021. “É uma grande responsabilidade presidir o Conselho de Economia em meio à pandemia e preparar a ação da profissão de Economista junto à sociedade, na transição para o período pós-pandemia. O trabalho feito pelo Conselho é bastante sólido administrativamente. Minha contribuição e do Felipe é consolidar institucionalmente, junto à sociedade gaúcha, o papel fundamental do Economista, que é o bacharel em Ciências Econômicas registrado no Corecon, que, por sua vez, chancela a qualidade e a responsabilidade da atuação desses profissionais”. Parabenizou, ainda, o seu sucessor e vice, assim como o novo terço que está assumindo e colocou-se à disposição da gestão.

Natural de Santa Maria, Mário de Lima é economista com mestrado e doutorado em Economia do Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS). Atua nas áreas de políticas públicas, finanças públicas, gestão pública, planejamento e desenvolvimento regional, urbano e metropolitano, com experiências em diversos órgãos e conselhos da administração pública brasileira. É professor universitário de graduação e pós-graduação há mais de oito anos. Como economista, atua como assessor na Secretaria Municipal da Fazenda de Porto Alegre/RS e é presidente da delegação de Controle do Departamento Municipal de Água e Esgoto de Porto Alegre (DMAE). Foi eleito conselheiro do Corecon-RS, para o triênio 2021-2023.

Felipe Garcia

O vice-presidente eleito, economista Felipe Garcia Ribeiro, possui doutorado em Economia pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e foi Secretário Adjunto e Assessor Especial de Política Econômica no Ministério da Economia. Também foi consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Pesquisador Visitante do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). É professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e líder do grupo de pesquisa Avaliação de Políticas Públicas e Programas Sociais da Universidade.

Além dos conselheiros empossados, participaram da Plenária, presidida pelo conselheiro de inscrição mais antiga, o economista Antonio Carlos Brites Jaques, os conselheiros efetivos Bruno Breyer Caldas, Janile da Silva Pereira Soares, João Carlos Medeiros Madail, e os suplentes, Giovana Menegotto, José Junior de Oliveira, Leandro André Hoerlle e Pedro Lutz Ramos. Também participou da solenidade o ex-vice presidente, economista Aristóteles da Rosa Galvão.