Porto Alegre, sexta, 04 de outubro de 2024
img

Vitória de candidato negro na Geórgia aproxima democratas do controle do Senado americano; RFI

Detalhes Notícia
Os dois candidatos democratas às eleições do Senado americano, Jon Ossoff (a esquerda) e Raphael Warnock , (centro) com o presidente americano eleito Joe Biden, durante um comício em Atlanta, em 4 de janeiro de 2021. AFP - JIM WATSON

 

 

O partido democrata se aproxima, nesta quarta-feira (6), de ganhar o controle do Senado americano com a vitória, no estado da Geórgia, do reverendo Raphael Warnock, o primeiro senador negro eleito no estado.

A vitória de Warnock sobre a candidata do Partido Republicano, Kelly Loeffler, representa um marco para os afroamericanos na política. Ele é o primeiro senador negro democrata eleito para o Senado de um estado do Sul dos Estados Unidos.

Para os democratas, vencer as eleições senatoriais é crucial para que o presidente eleito Joe Biden consiga promulgar sua agenda. No entanto, para isso, o partido ainda precisa eleger seu outro candidato, Jon Ossoff.

Com estimados 98% de votos contados ate a madrugada desta quarta-feira, Ossoff lidera a corrida com uma pequena diferença de 13.000 votos a frente do republicano David Perdue.

Leia mais em RFI