Porto Alegre, sexta, 04 de outubro de 2024
img

Para superar crise, estados vão leiloar de aeroportos a matadouro ao setor privado; O Globo

Detalhes Notícia
Com cofres vazios por causa da pandemia, governos aceleram agenda de privatizações, concessões e parcerias público-privadas em 2021. Em São Paulo, o governo vai conceder o Ginásio do Ibirapuera como parte de um programa de licitações, que inclui o Zoológico e o Jardim Botânico, além de parques, estradas e aeroportos. Ativos interessam a grandes grupos Foto: Edilson Dantas / Agência O Globo

 

 

Os estados se preparam para acelerar a agenda de privatizações, concessões e parcerias público-privadas (PPPs) em 2021. A lista de carteiras de projetos é longa e inclui de concessões de infraestrutura como rodovias e aeroportos, a parques e um matadouro de animais (em Viçosa, Alagoas).

O boom de concessões passa por estados governados por diferentes partidos e situações fiscais diversas. Em comum, buscam gestão mais eficiente e melhor alocação de recursos, o que permite ajustar o caixa dos mais endividados, especialmente em um cenário de cofres mais vazios diante dos gastos com a pandemia.

São Paulo tem o programa mais ambicioso de concessões e PPPs e é considerado por especialistas o mais atraente para grandes grupos. A joia da coroa do governo João Doria (PSDB) no momento é a concessão das linhas 8 e 9 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) em bloco único.

Leia mais em O Globo