Porto Alegre, sábado, 05 de outubro de 2024
img

Projeto de arquitetura para profissionais da saúde recebe prêmio de impacto social. Proposta já entregou 16 ações em Porto Alegre, Região Metropolitana e Serra Gaúcha

Detalhes Notícia
Marlon Erthal/ Divulgação

Começando 2021 com o pé direito, o coletivo Arquitetos Voluntários recebeu o prêmio de Agente de Transformação, concedido pela aceleradora de startups GROW+. O prêmio é resultado do trabalho que o coletivo se propôs a fazer em 2020, criando salas de descompressão para os profissionais da saúde em hospitais referência no tratamento da Covid-19, postos do Sistema Único de Saúde (SUS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), em Porto Alegre, região metropolitana e interior do Rio Grande do Sul. Os espaços são funcionais e auxiliam no descanso de médicos e enfermeiros, que tiveram suas rotinas impactadas pela pandemia do novo coronavírus.

A proposta intitulada “Arquitetos Voluntários | Hack for Brazil COVID-19”, começou em março de 2020, encabeçada pela arquiteta Daniela Giffoni e já entregou 16 das ações planejadas  – tendo atendido o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), o Hospital Ernesto Dornelles, e mais recentemente, a Unidade de Saúde do Parque dos Maias, posto de serviço de saúde comunitária do Grupo Hospitalar Conceição, que atende a população do bairro, prestando atendimento multidisciplinar. Além disso, também já foram realizadas obras nos municípios de Canoas, Novo Hamburgo e Caxias do Sul.

Com mais de 70 profissionais da arquitetura, a iniciativa já teve apoio de 250 empresas que se mobilizaram e efetuaram a doação de R$ 1 milhão em materiais e produtos para ajudar a construir ambientes adequados e de qualidade aos trabalhadores da área da saúde. Na próxima terça-feira (19/01), o coletivo dará um passo importante: a fim de se profissionalizar, os Arquitetos Voluntários se tornarão uma associação sem fins lucrativos. A cerimônia de assinatura do estatuto contará apenas com a presença dos coordenadores e fundadores, devido os protocolos de distanciamento social, e será realizada no HealthPlus do TECNOPUC.

O grupo recebe doações por meio de uma plataforma de crowdfunding, que pode ser acessada através do link: http://vaka.me/1497998.

Sobre o prêmio: A categoria Agente de Transformação contempla pessoas, empresas e instituições que lideram ações para resolver problemas complexos, atuando de forma colaborativa, com mindset digital e focados em gerar impacto positivo no mundo. O CEO da GROW+, Paulo Beck, manifesta que “como startup de impacto, os Arquitetos Voluntários foram premiados por sua bravura e dedicação”.