Porto Alegre, sábado, 05 de outubro de 2024
img

De 'mãezinha' à maior líder da Europa: o legado de Angela Merkel, que deixa o poder na Alemanha após 4 mandatos; BBC

Detalhes Notícia
De 'mãezinha' à maior líder da Europa: o legado de Angela Merkel, que deixa o poder na Alemanha após 4 mandatos Camilla Veras Mota - @cavmota Da BBC News Brasil em São Paulo Há 3 minutos Merkel em discursos de Ano Novo entre 2005 e 2019 CRÉDITO,EPA Legenda da foto, A primeira-ministra em discursos de Ano Novo entre 2005 e 2019: era Merkel acaba no fim de 2021. EPA

 

 

“Querida Merkel, você é a primeira mulher eleita para ser chefe de governo na Alemanha. Um sinal forte para as mulheres, e certamente para alguns homens.”

Foi assim que o então presidente do Parlamento alemão, Norbert Lammert, anunciou, em 22 de novembro de 2005, o resultado da votação entre os parlamentares alemães.

Aos 51 anos, Angela Merkel, uma doutora em química quântica formada em física, que cresceu sob o regime comunista da Alemanha Oriental, se tornava chanceler de seu país.

Em quase 16 anos no cargo, ela enfrentaria uma crise atrás da outra: um baque no sistema financeiro global em 2008, as ameaças de dissolução da União Europeia, a grande onda migratória que marchou Europa adentro em 2015, a pandemia de covid-19.

A popularidade de Merkel na Alemanha oscilou no decorrer de quatro mandatos. Internacionalmente, ela se consolidou, ano após o outro, como principal líder da Europa. O “fim da era Merkel” foi apontado pela consultoria Eurasia como um dos principais riscos para o continente em 2021.

Leia mais em BBC Brasil