Porto Alegre, sábado, 05 de outubro de 2024
img

Peugeot e Fiat se fundem para formar a Stellantis, quarto maior grupo de carros do mundo; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Fabricantes se unem oficialmente neste sábado, 16. A partir de segunda, 18, ações serão lançadas em bolsas de valores internacionais. Fusão da francesa PSA e rival norte-italiana Fiat Chrysler cria a Stellantis, quarta maior montadora de automóveis do mundo em volume Foto: Marco Bertorello e Joël Saget/AFP

 

 

Fabricantes de PSA (Peugeot-Citroen) e FCA (Fiat-Chrysler) se unem oficialmente neste sábado, 16, para formar a Stellantis, o quarto maior grupo automotivo do mundo. De agora em diante, o Fiat, Opel, Peugeot, Alfa Romeo, Chrysler, Dodge, Jeep e Maserati sairão das fábricas desta gigante.

A operação foi anunciada em outubro de 2019 e aprovada quase por unanimidade em 4 de janeiro, com 99,15% dos votos dos acionistas presentes na reunião da FCA e 99,95% das PSA’s. Com esta união, a Stellantis é colocada em volume de vendas apenas atrás da alemã Volkswagen, da japonesa Toyota e da aliança franco-japonesa Renault-Nissan-Mitsubishi.

As 14 marcas do grupo representam cerca de 9% do mercado automotivo global, com oito milhões de veículos vendidos em 2019. “Teremos um papel de liderança, durante a próxima década, na redefinição da mobilidade, assim como nossos pais fundadores fizeram com muita energia”, disse o presidente da FCA, John Elkann, referindo-se a uma “fusão histórica”.

Leia mais em O Estado de São Paulo