Porto Alegre, sábado, 05 de outubro de 2024
img

Leite projeta que o Rio Grande do Sul deve começar vacinação até quinta-feira; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
SILVIO AVILA/AFP/JC

 

 

Atualizada às 21h30min de 17/01/2021 – Com aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial de duas vacinas contra a Covid-19 no País, o governo do Rio Grande do Sul anunciou que poderá começar a imunização dos gaúchos até a próxima quinta-feira (21).

O governador Eduardo Leite informou, em vídeo no YouTube, que embarca na noite deste domingo (17) para São Paulo. Leite vai ao Aeroporto de Guarulhos, onde receberá a carga de vacinas na manha desta segunda-feira (18). O Estado ainda não sabe o número de imunizantes que será destinado na primeira leva de distribuição pelo governo federal.

Foi aprovado neste domingo a aplicação da Coronavac, da chinesa Sinovac que tem parceria com o Instituto Butantan, e de Oxford/Astrazeneca, que tem acordo de transferência tecnológica com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O aval só vale para doses importadas, ou seja, fabricadas fora do Brasil – o Butantan recebeu vacinas da China e o governo tenta liberar uma carga de doses da Oxford/AstraZeneca que virá da Índia.

Com o início da distribuição da primeira carga da vacina aos estados, será possível começar a vacinação no Rio Grande do Sul entre quarta-feira (20) e quinta-feira (21), projetou Leite. O governador chegou a cogitar que pode ser viável a aplicação inicial nesta terça-feira (19).

Leia mais no Jornal do Comércio