Porto Alegre, domingo, 24 de novembro de 2024
img

Devido à propagação da variante britânica, França passa a exigir testes PCR a viajantes europeus; RFI

Detalhes Notícia
A obrigação da apresentação de um teste PCR negativo será aplicada para todos os viajantes europeus que chegarem à França a partir de domingo (24) "exceto para viagens essenciais". AP - Jerome Delay

 

 

A França passará a exigir, a partir de domingo (24), um teste PCR realizado 72 horas antes da partida da maioria dos viajantes europeus que desejam entrar em seu território. O anúncio foi feito pelo Palácio do Eliseu, sede da presidência francesa, na noite de quinta-feira (21).

A medida foi tomada unilateralmente, após a reunião dos líderes europeus por videoconferência. Devido à preocupante propagação da variante britânica do coronavírus pela Europa, as viagens não essenciais dentro dos países do bloco serão limitadas, mas as fronteiras continuarão abertas.

No entanto, a França resolveu se precaver e tomou a decisão por conta própria. O Palácio de Eliseu indicou que o presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou a medida ao Conselho Europeu, após o fim da reunião.

A obrigação será aplicada para todos os viajantes europeus que chegarem à França “exceto para viagens essenciais”. Em particular, os trabalhadores fronteiriços e o transporte terrestre estarão isentos, sublinha a nota divulgada na quinta-feira pela sede da presidência francesa.

No último 14 de janeiro, o governo francês impôs a mesma regra aos viajantes de países de fora da União Europeia. Os trabalhadores transfronteiriços e “essenciais” já estavam isentos da obrigação de apresentar um teste PCR.

Leia mais em RFI