“Porto Alegre é ‘candidatíssima’ para sediar a terceira Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento”. Com esta afirmação, o prefeito Sebastião Melo saudou os presentes em reunião nesta terça-feira, 26, no Salão Nobre do Paço Municipal, para apresentação da candidatura da Capital a realizar o evento da Organização das Nações Unidas (ONU), que ocorre a cada 20 anos. A data será em 2022, ano em que Porto Alegre completará 250 anos.
Melo ressaltou que todos os esforços para a realização da assembleia em Porto Alegre serão feitos, sinalizando a constituição de uma comissão para as providências necessárias.
A reunião fez parte da programação do 6º Fórum Social da População Idosa (FSM PI). O coordenador-geral do Comitê Organizador, Lélio Falcão, destacou que o apoio da prefeitura e do prefeito, numa atuação incansável pela política dos idosos desde a época de vereança, é muito importante para trazer a assembleia mundial para Porto Alegre. “Trabalhando em conjunto pelas políticas para os idosos, para as pessoas com deficiência e pelas diversidades, Porto Alegre só tem a ganhar”, disse.
Falcão enfatizou ainda que foi assinado, no Palácio Piratini, o Pacto Nacional pelo Envelhecimento. “Isso vai fazer com que o Rio Grande do Sul sirva de exemplo para todo o país.”
Certificação – O secretário municipal de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, reforçou que Porto Alegre é a única cidade brasileira a receber a certificação de cidade Amiga do Idoso. “A realização da Assembleia Mundial do Idoso aqui muito nos orgulharia”, frisou. Trogildo destacou ainda a atuação do secretário adjunto de Governança, Luciano Marcantônio, como membro da comissão de organização do Fórum Social Mundial do Idoso. A Secretaria de Governança Local e Coordenação Política é um dos órgãos municipais responsáveis pela parceria da prefeitura e sociedade civil para a realização do FSM PI.
Participaram também da reunião a primeira-dama Valéria Leopoldino; o secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Antonio Costa; o deputado federal e presidente da Comissão do Idoso na Câmara, Ossesio Silva; o secretário estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Mauro Hauschild; e Nelson Khalil, presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e membro do Comitê Organizador do FSM PI, entre outras autoridades.