Porto Alegre, quarta, 27 de novembro de 2024
img

Porto Alegre se candidata para sediar Assembleia Mundial sobre Envelhecimento

Detalhes Notícia
Prefeito Sebastião Melo diz que será formada comissão para providências necessárias. Mateus Raugust / PMPA

 

 

“Porto Alegre é ‘candidatíssima’ para sediar a terceira Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento”. Com esta afirmação, o prefeito Sebastião Melo saudou os presentes em reunião nesta terça-feira, 26, no Salão Nobre do Paço Municipal, para apresentação da candidatura da Capital a realizar o evento da Organização das Nações Unidas (ONU), que ocorre a cada 20 anos. A data será em 2022, ano em que Porto Alegre completará 250 anos.

Melo ressaltou que todos os esforços para a realização da assembleia em Porto Alegre serão feitos, sinalizando a constituição de uma comissão para as providências necessárias.

A reunião fez parte da programação do 6º Fórum Social da População Idosa (FSM PI). O coordenador-geral do Comitê Organizador, Lélio Falcão, destacou que o apoio da prefeitura e do prefeito, numa atuação incansável pela política dos idosos desde a época de vereança, é muito importante para trazer a assembleia mundial para Porto Alegre. “Trabalhando em conjunto pelas políticas para os idosos, para as pessoas com deficiência e pelas diversidades, Porto Alegre só tem a ganhar”, disse.

Falcão enfatizou ainda que foi assinado, no Palácio Piratini, o Pacto Nacional pelo Envelhecimento. “Isso vai fazer com que o Rio Grande do Sul sirva de exemplo para todo o país.”

Certificação – O secretário municipal de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, reforçou que Porto Alegre é a única cidade brasileira a receber a certificação de cidade Amiga do Idoso. “A realização da Assembleia Mundial do Idoso aqui muito nos orgulharia”, frisou. Trogildo destacou ainda a atuação do secretário adjunto de Governança, Luciano Marcantônio, como membro da comissão de organização do Fórum Social Mundial do Idoso. A Secretaria de Governança Local e Coordenação Política é um dos órgãos municipais responsáveis pela parceria da prefeitura e sociedade civil para a realização do FSM PI.

Participaram também da reunião a primeira-dama Valéria Leopoldino; o secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Antonio Costa; o deputado federal e presidente da Comissão do Idoso na Câmara, Ossesio Silva; o secretário estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Mauro Hauschild; e Nelson Khalil, presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e membro do Comitê Organizador do FSM PI, entre outras autoridades.