Porto Alegre, domingo, 06 de outubro de 2024
img

Municípios do RS aplicaram menos da metade das vacinas da Covid-19 recebidas; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
O Rio Grande do Sul recebeu 511 mil doses e distribuiu às cidades 286,3 mil unidades CRISTINE ROCHOL/PMPA/JC

 

 

Depois de dez dias do começo da vacinação contra a Covid-19, o Rio Grande do Sul aplicou menos da metade das doses já enviadas aos municípios. Segundo o vacinômetro estadual, 123 mil pessoas foram imunizadas, mas 286,3 mil doses foram remetidas pela Secretaria Estadual da Saúde às coordenadorias regionais.

A cobertura chega a 43% do total de imunizantes que estão em poder das áreas de saúde nas localidades.

O Estado recebeu até agora 511,2 mil doses – sendo 394,4 mil da Coronavac (cooperação com o Instituto Butantan) – 341 mil enviadas em 18 de janeiro e 53,4 recebidas na segunda-feira (25) e 116 mil de Oxford/AstraZeneca. Como as duas vacinas terão de ter segunda dose, foram reservadas 224,8 mil unidades – a da Coronavac é ministrada em até três semanas, após a aplicação da primeira dose, e a de Oxford, até 90 dias.

Nesta última opção, que faz parte da remessa feita da Índia, a aplicação vai priorizar o setor de saúde, segundo definição da SES. Nesta quinta-feira (28), o governador Eduardo Leite afirmou que pode fazer compra direta de vacina e também que é contra a compra pelo setor privado.

Leia mais no Jornal do Comércio