Porto Alegre, segunda, 07 de outubro de 2024
img

'Brasil está no meio de uma avalanche de legalização da corrupção', diz economista; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Estudiosa de Teoria da Corrupção e pesquisadora dos efeitos da Operação Mãos Limpas e da Lava Jato, Maria Cristina Pinotti alerta que o País vive um momento crítico, 'uma grande operação abafa'. A economista Maria Cristina Pinotti: "legalizar a corrupção é esvaziar as leis que a definem como crime". Foto: ALEX SILVA/ESTADAO

 

 

PEC da Blindagem. Derrubada da quebra de sigilo fiscal e bancário de Flávio Bolsonaro na Quinta Turma do STJ. Revisão da Lei da Improbidade e do nepotismo. Proposta de reforma da Lei Orgânica das Polícias. A lista de episódios recentes que marcam passos atrás no combate à corrupção no Brasil é enorme, alerta a economista Maria Cristina Pinotti.

“Há também o desmonte da Lava Jato e o aparelhamento de órgãos de controle e partes do Judiciário, entre outros fatos que demonstram uma tendência.” Coautora e organizadora de Corrupção: Operação Mãos Limpas e Lava Jato, livro lançado em 2019 (editora Portfolio-Penguin), ela sustenta que o País está “no meio de uma avalanche de legalização da corrupção”. Em outras palavras, “temos uma grande operação abafa em curso”.

“Ainda é difícil identificar o ponto exato de inflexão, quando o desmonte das ferramentas de controle conquistadas com o Mensalão e a Lava Jato chega ao auge e passa a definir o momento que vivemos, mas não tenho dúvidas de que isso acontece sob o governo de Jair Bolsonaro”, diz Pinotti. Ela cita a interferência do presidente na eleição para o comando do Congresso e a aliança com o Centrão como fatos determinantes nessa escalada. “Isso é legalizar a corrupção: esvaziar as leis que a definem como crime, exatamente como vemos hoje no texto substitutivo que quer retirar o artigo que trata de nepotismo na Lei de Improbidade Administrativa.”

Leia mais em O Estado de São Paulo