Porto Alegre, segunda, 07 de outubro de 2024
img

Cientistas italianos projetam “tatuagem inteligente” que emite luzes; Olhar Digital

Detalhes Notícia
Tecnologia pode ser aplicada no tratamento de câncer. Crédito: Instituto Italiano de Tecnologia/Cortesia

 

 

Cientistas do Instituto Italiano de Tecnologia (ITT), desenvolveram uma “tatuagem inteligente” temporária com emissão de luz. Essas luzes podem ser usadas em TVs e smartphones, o que abre caminho para novos tipos de usos para essa tecnologia.

Os protótipos utilizam Orgânicos Leves Emissores de Diodos (OLED) e são aplicados da mesma maneira que as tatuagens de transferência de água e fabricados em papel de tatuagens temporárias.

A aplicação é feita da mesma forma das tatuagens de chiclete lá da infância, adesivo é colado na pele, pressionado e esfregado com água.

Em um artigo publicado na Advanced Electronic Materials, os pesquisadores afirmam que a tecnologia pode ser utilizada em combinação com outros eletrônicos de tatuagens e auxiliar, por exemplo, na medição dos níveis de hidratação de um atleta.

Outras possibilidades são a emissão das luzes quando uma pessoa precise sair do sol para evitar queimaduras. Elas também podem ser impressas em embalagens de produtos ou em frutas para sinalizar quando eles se tornam impróprios para o consumo.

Leia mais em Olhar Digital