Porto Alegre, terça, 08 de outubro de 2024
img

Fachin anula todos os processos contra Lula em Curitiba; Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Ministro do STF concedeu habeas corpus para declarar a incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba para julgar quatro processos que envolvem o ex-presidente. Pedro Ladeira-Folhapress

O ministro Edson Fachin concedeu habeas corpus para declarar a incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba para julgar quatro processos que envolvem Lula –o do triplex, o do sítio de Atibaia, o de compra de um terreno para o Instituto Lula e o de doações para o mesmo instituto.

Na decisão, Fachin afirma que, como corolário da incompetência, ele declara a “nulidade” dos atos decisórios, inclusive do recebimento das denúncias contra Lula.

O ex-presidente está, portanto, com os direitos políticos recuperados e pode se candidatar a presidente em 2022.

Ele foi impedido de se candidatar a presidente em 2018 porque estava condenado em primeira e segunda instância no caso do tríplex. A pena era de 12 anos e 7 meses. Lula chegou a ficar preso por um ano.

Em sua decisão, Fachin afirma que os autos dos quatro processos devem ser remetidos para a Justiça do Distrito Federal. E que caberá ao “juízo competente decidir acerca da possibilidade da convalidação dos atos instrutórios”, ou seja, de depoimentos e de coleta de provas.

Leia mais na Folha de São Paulo