Porto Alegre, terça, 08 de outubro de 2024
img

RS: Federação Israelita lança nota de repúdio "à fala vil" de Dóris Denise Neumann durante manifestação em frente ao Palácio Piratini

Detalhes Notícia
A Federação Israelita do Rio Grande do Sul (Firs) divulgou uma Nota manifestando repúdio a fala “o trabalho liberta” , feita pela advogada e política de Nova Petrópolis, Dóris Denise Neumann, em frente ao Palácio Piratini, nesta quarta-feira, durante manifestação contra as medidas mais restritivas adotadas pelo governo gaúcho para conter a pandemia de coronavírus como o fechamento do comércio não essencial e de serviços .
Dóris Denise Neumann

Dóris Denise Neumann

Para a FIRS, é lamentável ver, mais uma vez, manifestações perniciosas que vulgarizam e banalizam a memória do Holocausto e dos sobreviventes e ofendem o povo alemão, em um momento já tão difícil do nosso país e do mundo. É amplamente conhecida a relação da frase “o trabalho liberta” com a mais infame instituição do Holocausto, o campo de concentração de Auschwitz.

 

LEIA A ÍNTEGRA DA NOTA DA FEDERAÇÃO ISRAELITA DO RIO GRANDE DO SUL

 

A FIRS – Federação Israelita do Rio Grande do Sul vem a público manifestar seu repúdio à atitude vil da Sra. Dóris Denise Neumann, ex-candidata à Prefeita na cidade de Nova Petrópolis, expressada na tarde desta quarta-feira, 10, durante manifestação em frente ao Palácio Piratini, em Porto Alegre.

É amplamente conhecida a relação da frase “o trabalho liberta” com a mais infame instituição do Holocausto, o campo de concentração de Auschwitz. Ali, no seu portão de entrada, uma placa com esses dizeres transmitia a mentira de que aquele era um local de trabalho e de possível liberdade, quando se tratava da principal fábrica nazista de extermínio em massa.

É lamentável ver, mais uma vez, manifestações perniciosas que vulgarizam e banalizam a memória do Holocausto e dos sobreviventes e ofendem o povo alemão, em um momento já tão difícil do nosso país e do mundo. Entoar a frase, como chamada de ordem, em pleno centro de Porto Alegre, é gravíssimo e inaceitável em pleno 2021.

A pandemia de COVID 19 é apenas um exemplo de quanto os seres humanos são iguais e, por isso, responsáveis uns pelos outros. Respeitemos a vida, a história e a memória.

Sebastian Watenberg
Presidente da Federação Israelita do Rio Grande do Sul