Porto Alegre, terça, 08 de outubro de 2024
img

RS: Estado e prefeitura da capital fazem parceria para abrir 50 leitos clínicos no Sanatório Partenon

Detalhes Notícia
Leitos começam a ser preparados para receber pacientes - Foto: Divulgação SES

 

 

Uma parceria entre a Secretaria Estadual da Saúde (SES) e a prefeitura de Porto Alegre irá permitir a abertura de uma enfermaria com 50 leitos clínicos para Covid-19 nas dependências do Hospital Sanatório Partenon (HSP), na capital. Os leitos ficarão no segundo andar da instituição e serão atendidos por profissionais da saúde disponibilizados pelo município. A participação do Estado será com a infraestrutura.

A diretora substituta do Hospital Sanatório Partenon, médica sanitarista Letícia Ikeda, destaca o papel do Estado enquanto apoiador do município neste momento crítico da pandemia. “Estamos cumprindo a nossa missão histórica, vocacional e estratégica na saúde pública. O Sanatório Partenon, criado há 70 anos para contribuir na resposta do Estado à epidemia de tuberculose, neste momento em que vivemos uma emergência em saúde pública, se coloca como uma alternativa para o enfrentamento”.

Letícia Ikeda acrescenta que o Sanatório Partenon dará este apoio sem deixar de seguir atendendo os doentes de tuberculose.

O secretário municipal de Saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta, considera que “esta conquista é mais um resultado da sintonia entre os dois Poderes para unir esforços no enfrentamento à pandemia e na busca de uma proteção cada vez maior e melhor para a população”.

O Sanatório Partenon foi a primeira instituição pública do Rio Grande do Sul destinada ao tratamento da tuberculose. Atualmente, além da internação para tuberculose, o local conta com atendimento ambulatorial, Centro de Testagem e Aconselhamento em IST-aids, Serviço de Atenção Terapêutica para usuários vivendo com HIV-aids, Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais e Centro de Aplicação e Monitorização de Medicamentos Injetáveis. Também faz retaguarda técnica para os programas estaduais nestas áreas.

Em consonância com as atividades assistenciais, o HSP atua na área de Ensino e Pesquisa, no qual desenvolve pesquisas clínicas e epidemiológicas com foco prioritário em estudos operacionais voltados para tuberculose e HIV-aids e como campo de estágio de diversas instituições de ensino por meio de termos de cooperação. Fornece consultoria técnica para profissionais de saúde de várias instituições nos âmbitos municipal e estadual.

Localizado na av. Bento Gonçalves, 3.722, em Porto Alegre, o hospital é referência estadual para assistência à tuberculose, HIV-aids e hepatite C.