Porto Alegre, terça, 08 de outubro de 2024
img

Hospital Conceição reabre emergência após parada de 24 horas; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Emergência do Conceição, que ficou fechada por 24 horas, reabriu nesta tarde GHC/DIVULGAÇÃO/JC

 

 

Após fechar sua emergência por 24 horas, em função da superlotação dos casos de Covid-19, o Hospital Conceição, em Porto Alegre, reabriu o atendimento por volta das 16h desta quinta-feira (11), priorizando os casos graves. De acordo com a direção da instituição, a alta demanda persiste, porém a suspensão temporária permitiu uma reorganização interna e a retomada do atendimento.
Segundo o diretor técnico do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Francisco Zancan Paz, o bloqueio de 24 horas colocou a emergência em melhor situação para voltar a receber pacientes. “Fechamos para nos reorganizarmos, mas não paramos de receber os que chegaram por ambulância e pelo Samu”, destaca.

De acordo com Paz, o que possibilitou o rearranjo da estrutura foi o fato de apenas 34 pacientes estarem em ventilação mecânica. Os demais, em atendimento, conseguiram ser realocados. “Não estamos com o problema resolvido, estamos com superlotação, mas com a emergência um pouco melhor”, reforça.

O médico conta que na tarde de quarta-feira (10), quando a emergência foi fechada, 90 pacientes haviam chegado espontaneamente ao hospital, de Porto Alegre e da Região Meropolitana da cidade, o que tensionou o atendimento e motivou a decisão de suspender o recebimento de novos casos.

Leia mais no Jornal do Comércio