Porto Alegre, segunda, 20 de maio de 2024
img

EUA classificam Huawei e outras como risco de segurança; Deutsche Welle

Detalhes Notícia
Governo Biden divulga lista com cinco empresas chinesas a serem excluídas de parcerias por constituírem ameaça à segurança nacional. Pequim esperava trégua na guerra comercial e protesta contra acirramento de restrições. @picture-alliance/dpa/R. Vennenbernd

 

 

A Comissão Federal de Comunicação dos Estados Unidos (FCC) designou cinco firmas de tecnologia chinesas como “risco inaceitável” à segurança nacional americana. A lista divulgada nesta sexta-feira (12/03) inclui a gigante de telecomunicações Huawei, ao lado da ZTE, Hytera Communications, Hangzhou Hikvision Digital Technology e Dahua Technology.

Em comunicado, a presidente em exercício da FCC, Jessica Rosenworcel, afirmou tratar-se de “um grande passo no sentido de renovar a confiança em nossas redes de comunicações”.

“Esta lista provê orientação significativa que assegurará que, à medida que sejam construídas por todo o país, as redes da próxima geração não repitam os erros do passado nem utilizem equipamento ou serviços representando uma ameaça à segurança nacional dos EUA ou à segurança, também pessoal, dos americanos”, explicou a executiva.

A medida da FCC chega um dia depois de o governo do presidente Joe Biden impor a alguns fornecedores da Huawei novas restrições para a exportação de itens destinados a utilização em redes 5G. Washington parte do princípio de que Pequim possa utilizar o equipamento da Huawei para espionar residentes dos EUA.

Leia mais em Deutsche Welle