Porto Alegre, quarta, 09 de outubro de 2024
img

Joice apresenta proposta para destituir presidente por ‘incapacidade mental’; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Batizado de ‘PEC da Insanidade’, texto, que não cita Bolsonaro, prevê que Congresso decida sobre eventual perda de mandato. A deputada Joice Hasselmann (PSL-SP); ex-líder do governo, parlamentar rompeu com o presidente Bolsonaro Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

 

 

A deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) apresentou nesta segunda-feira, 22, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para impedir o presidente da República de governar, qualquer que seja ele, caso seja atestada sua incapacidade mental. Joice foi líder do governo de Jair Bolsonaro no Congresso no início do mandato, mas rompeu com o presidente e hoje atua na oposição ao Palácio do Planalto.

A proposta foi batizada pela deputada como “PEC da Insanidade” e, embora não cite Bolsonaro, tem endereço certo. Na justificativa, a ex-líder do governo Bolsonaro defende a necessidade de mudar a Constituição pela “estabilidade política e segurança do regime presidencialista entre nós em vigor”.

A PEC prevê que o vice-presidente da República, juntamente com 1/4 dos ministros, possa notificar os presidentes da Câmara e do Senado que o chefe do Executivo “está mentalmente incapacitado para o exercício do cargo”. O presidente, então, teria 15 dias para contestar a medida, mas ficaria suspenso do cargo durante o período.

Leia mais em O Estado de São Paulo