Porto Alegre, quarta, 09 de outubro de 2024
img

Casa Una, de Pelotas, concorre a Obra do Ano no ArchDaily Brasil

Detalhes Notícia
Idealiza Urbanismo e Idealiza Verticais comemoram indicação do ponto focal do já premiado bairro Parque Una

 

 

O edifício multiuso Casa Una se tornou um ponto de encontro em Pelotas/RS e é visto como a manifestação concreta dos conceitos do bairro aberto em que está localizada. O Parque Una – planejado com inspiração nos conceitos de Jan Gehl para Novo Urbanismo, de Jane Jacobs para Olhos na Rua e nos de Cidade Criativa, do norte-americano Richard Florida – ganhou por votação popular o GRI Awards, na categoria Melhor Projeto de Loteamento do Brasil.

No coração do bairro, a casa conta com um café, salão de eventos, showroom comercial e espaço para escritórios. Também é sede de um projeto social voltado para alunos do ensino médio da rede pública. O destaque fica por conta da cobertura de acesso livre que funciona como mirante, brindando as pessoas com a vista do parque e do pôr do sol.

Com curvas que acompanham o lago em frente, o projeto parte da cobertura e parece estar se deslocando da superfície do parque. Possui estrutura em concreto, que foi deixada aparente, com paredes revestidas de pedra – deslocadas da cobertura. As faces restantes são em vidro, abrindo a construção quase de forma completa para o parque e o lago.

A arquitetura é assinada pela LV Urbanismo, MDAD – Matheus Diniz Arquitetura e Design e Área Urbanismo e está concorrendo ao “Prêmio Obra do Ano” – categoria Arquitetura de Uso Misto – pelo ArchDaily Brasil ( archdaily.com.br/br). A escolha será por votação popular. Concorrem projetos de países lusófonos – Brasil, Portugal, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Timor-Leste, Guiné Equatorial, Macau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe – publicados em 2020 e são selecionadas as melhores obras construídas em território de língua portuguesa.

Sobre o Parque Una (https://www.vivaidealiza.com.br/):

Um bairro planejado na Zona Sul do RS que sugere uma nova forma de viver e foi desenvolvido por dois jovens pelotenses, sócios da Idealiza Urbanismo. O projeto é inspirado na teoria “Cidades para Pessoas”, do arquiteto e urbanista dinamarquês Jan Gehl, que tem como objetivo melhorar a qualidade da vida urbana a partir da reorientação do planejamento das cidades em favor de pedestres e ciclistas.

Um espaço aberto, amplo e seguro, pensado especialmente para o convívio, focado na mobilidade do cidadão e que une áreas comerciais e residenciais às de lazer. Um dos pontos altos é o parque, com lago contemplativo, mais de 40.000 m2 de área verde e um amplo calçadão no entorno, para corridas, ciclismo, patinação, skate e descontração. A infraestrutura de mobiliário urbano é sustentável da empresa tcheca mmcité, com ambientes para serem pontos de encontro entre a comunidade, estimulando uma maior interação entre as pessoas.

Outro grande diferencial é que o Parque Una foi o primeiro empreendimento na América Latina a receber uma obra do designer holandês Elger Blitz. O sócio da Carve, empresa especializada em soluções inovadoras em mobiliário urbano e playgrounds, além de criar um brinquedo icônico foi responsável por complementar o plano de ocupação do parque.