Porto Alegre, quarta, 09 de outubro de 2024
img

Por mais vacinas, presidentes da Câmara e do Senado querem saída de Ernesto Araújo

Detalhes Notícia
Jair Bolsonaro e o chanceler Ernesto Araujo: pressionados por mais vacinasJair Bolsonaro e o chanceler Ernesto Araujo: pressionados por mais vacinas | SERGIO LIMA/AFP Newsletters

 

 

O encontro do presidente Jair Bolsonaro com os chefes do Legislativo e do Judiciário e um grupo de governadores, marcado para esta manhã, terá duas facetas distintas. Para o público externo, tudo foi programado para ser um ato de cooperação entre os poderes no combate à Covid-19, incluindo a pose para a foto, com o presidente de máscara, demonstrando união. A portas fechadas, porém, a conversa será de cobrança. O alvo dessa vez não é só o ministro da Saúde, mas o chanceler Ernesto Araújo.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o da Câmara, Arthur Lira, vão pressionar Bolsonaro pela mudança do comando de sua política externa para facilitar a aquisição de vacinas da China e da Índia.

Eles consideram que a presença de Araújo à frente do Itamaraty prejudica as conversas com esses países e é um obstáculo na negociação de compra de doses e princípio ativo para a fabricação no Brasil.

Há também uma preocupação com os Estados Unidos, que tem enviado sinais de que deseja mudanças na política ambiental brasileira em troca da oferta de imunizantes ao país.

Leia mais em O Globo