Porto Alegre, quinta, 10 de outubro de 2024
img

Butantan anuncia 'primeira vacina 100% nacional' contra Covid-19 e pede autorização para testes clínicos; O Globo

Detalhes Notícia
Solicitaçao será enviada nesta sexta-feira para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Expectativa é de liberar imunizante até julho. Funcionário trabalha na linha de produção da CoronaVac, no Instituto Butantan, em São Paulo Foto: Amanda Perobelli / Reuters

 

 

O Instituto Butantan pedirá à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorização para testes clínicos com uma nova vacina contra a Covid-19. O anúncio foi feito pelo governador João Doria (PSDB) em entrevista concedida no Instituto Butantan na manhã desta sexta-feira. O órgão paulista indicou que espera terminar a pesquisa com voluntários até julho, o que permitiria a aplicação no segundo semestre.

O novo imunizante, chamado de Butanvac, foi desenvolvido pelo próprio Instituto Butantan.

— Vamos apresentar hoje a Butanvac, a primeira vacina 100% nacional, integralmente desenvolvida e produzida no Brasil pelo instituto Butantan, maior produtor de vacinas do hemisfério sul e agora se colocando internacionalmente como um produtor de vacina contra a Covid-19 — afirmou o governador.

Segundo o diretor do Insittuto Butantan, Dimas Covas, a vacina é usada com um vírus inativado e produzida a partir de ovos embrionários, um método tradicional e utilizado para a produção da vacina da gripe. Além disso, segundo Covas, a pesquisa já introduziu conhecimentos obtidos com a produção de outras vacinas.

Leia mais em O Globo