Porto Alegre, quinta, 10 de outubro de 2024
img

Porto Alegre: Prefeitura quer incentivo à construção civil em troca de qualificação do Centro Histórico

Detalhes Notícia
Uma das medidas propostas é recuperar a identidade da Praça Parobé, hoje terminal de ônibus junto ao Mercado Público TONICO ALVARES/DIVULGAÇÃO/JC

Volta dos bondes, remoção parcial do Muro da Mauá e recuperação da Praça Parobé, hoje um terminal de ônibus ao lado do Mercado Público, são algumas das propostas urbanísticas que integram o programa da prefeitura de Porto Alegre para a reabilitação do Centro Histórico. A proposta será apresentada nesta quinta, dia 1º de abril, em reunião virtual do Conselho do Plano Diretor com transmissão ao vivo às 18h pelo YouTube.

A ideia de volta do bonde não é nova: uma proposta antiga, reproduzida no material divulgado pela prefeitura, sugeria que circulasse pelas ruas dos Andradas e Sete de Setembro, indo do Gasômetro até algumas quadras depois da Esquina Democrática. Já o Muro da Mauá passaria por estudo para remoção, mesmo que parcial – a “cortina de concreto” que separa o Cais da avenida integra um sistema para contenção de cheias do Guaíba.

As medidas fazem parte de uma visão integrada do Centro que deverá priorizar a circulação a pé, o uso misto das edificações (por exemplo, com moradia em áreas consideradas comerciais), a relação da cidade com pontos turísticos e com o Guaíba. Há ainda a ideia de melhorar o acesso ao bairro, situado em uma península e isolado do restante da cidade pela Perimetral e pelo túnel da Conceição. Isso inclui a redução do número de terminais de ônibus e qualificação dos que permanecerem. O detalhamento das propostas deve ser feito durante a apresentação e no decorrer do processo de discussão, previsto para abril.

Leia mais no Jornal do Comércio