Porto Alegre, sexta, 11 de outubro de 2024
img

RS: Morre o desembargador aposentado Clarindo Favretto

Detalhes Notícia

 

 

O desembargador aposentado Clarindo Favreto, ex-presidente do TRE Faleceu no início da noite no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, vítima de um câncer. Favretto nasceu em 28 de novembro de 1933, no Município de Veranópolis/RS. Graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em 1961.

Assumiu a função de Pretor em 04 de março de 1963 na Comarca de Santo Augusto/RS, atuando ainda na Comarca de Cachoeira do Sul/RS. Em 10 de dezembro de 1964 ingressou na Magistratura gaúcha, atuando nas Comarcas de São Francisco de Assis, Esteio, Itaqui, Vacaria, Novo Hamburgo e Porto Alegre.

Entre os anos de 1980 e 1983 exerceu o cargo de Juiz Corregedor do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

Foi promovido para Juiz do Tribunal de Alçada em 15 de setembro de 1983 e, para Desembargador do Tribunal de Justiça, em 23 de abril de 1990.

No Tribunal de Justiça do RS ocupou os cargos de Vice-Corregedor-Geral da Justiça e Corregedor-Geral da Justiça (1996 e 1998) e Presidente do Conselho de Supervisão da Infância e da Adolescência.

Em um Trecho do discurso de posse como Presidente do TRE-RS,  em 01.06.2001, Favretto defendeu o fortalecimento das siglas partidárias e criticou bandos de interesseiros envolvidos com a política, “O Brasil já atingiu um estágio primoroso de cultura e desenvolvimento na América do Sul, cujo eleitorado sente-se com o direito de exigir dos partidos políticos candidatos inteligentes, preparados e honestos para merecerem a dignidade do sufrágio. Necessitamos de partidos fortes, com programas bem definidos, realistas e praticáveis, afim de propiciar aos jovens a escolha pela melhor tendência filosófica, e, não de bandos interesseiros criando inúmeras Frentes Partidárias, sem estabilidade e sem respeito na crença democrática.”