Porto Alegre, quarta, 01 de maio de 2024
img

Porto Alegre: Prefeitura entrega nova Unidade de Saúde Mato Sampaio

Detalhes Notícia
Prefeitura entrega nova Unidade de Saúde Mato Sampaio 13/04/2021 18:39 Mateus Raugust / PMPA EXECUTIVO Melo destacou a importância do contrato com a Santa Casa para o atendimento na região da Bom Jesus. Mateus Raugust / PMPA

 

 

A prefeitura entregou nesta terça-feira, 13, a nova Unidade de Saúde Mato Sampaio, no bairro Jardim do Salso. O prefeito Sebastião Melo e o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, vistoriaram o local, que agora possui 560 metros quadrados e está localizado na rua Jayr Amaury Koebe, 90.

“Saúde é prioridade, ainda mais nesse momento. Entregar esse espaço é extremamente gratificante. Sei o quanto é importante um posto de saúde no bairro. É uma grande vitória para a comunidade da Bom Jesus”, afirmou o prefeito, que aproveitou também para destacar a parceria com a Santa Casa. “Esse local só está aqui graças ao convênio com essa instituição de 217 anos que é a Santa Casa. Uma cidade só avança com parcerias solidárias. Queremos fazer muitas outras”, disse Melo.

Com a abertura da nova unidade, o serviço da rede municipal de saúde passa a oferecer atendimento odontológico com o acréscimo de duas equipes. Houve aumento de profissionais médicos de um para três, bem como de enfermagem, de quatro para oito. Com esse aporte de recursos humanos, a nova US Mato Sampaio terá um acréscimo mensal aproximado de 1.400 consultas médicas e de enfermagem. O horário de funcionamento será das 8h às 20h, com três equipes de saúde da família e duas equipes de saúde bucal, estando contratualizada pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia.

A nova estrutura física possui seis consultórios, sendo dois com sanitário anexo, consultório de odontologia com duas cadeiras, sala de dispensação de medicamentos, recepção com três guichês de atendimento e área de espera, salas para acolhimento, vacinação, procedimento, curativos e nebulização, além de central de materiais e esterilização com separação de área limpa e suja.

Mateus Raugust / PMPA
EXECUTIVO
Obra é uma demanda do Orçamento Participativo de 2011
Também conta com almoxarifado, sala de coordenação, vestiários masculino e feminino para os funcionários, copa, sala de grupo para realização de reuniões, sala administrativa, sanitários masculino e feminino para usuários, ambos adaptados para pessoas com necessidades especiais, sala de coleta, depósito de material de limpeza. A área externa tem pátio com vagas de estacionamento, bicicletário e local para armazenamento de lixo contaminado e lixos seco e orgânico. A equipe terá profissionais administrativos, equipe de higienização e agentes comunitários de saúde.

A obra é uma demanda do Orçamento Participativo (OP) de 2011, sendo o valor investido pelo município de R$ 1.355.924,62. Em 2010, segundo dados do IBGE, a população do território era de 2.427 pessoas. Hoje, a unidade conta com 4.270 usuários cadastrados no E-SUS, dos quais 42% são declarados negros e pardos, 45% são homens, 55% são mulheres; 13% são crianças, 15% adolescentes, 60% adultos e 12% idosos. Integra a Gerência Distrital Leste Nordeste da Secretaria Municipal de Saúde.

Estrutura da nova US Mato Sampaio:
– consultório odontológico com duas cadeiras;
– seis consultórios sendo dois deles com sanitário anexo;
– sala de dispensação de medicamentos;
– recepção com três guichês de atendimento e área de espera;
– sala de acolhimento;
– sala de vacina;
– sala de procedimento;
– sala de curativos;
– sala de nebulização;
– central de materiais e esterilização com separação de área limpa e suja;
– área para almoxarifado;
– sala Coordenação;
– um vestiário masculino e um feminino para funcionários;
– copa;
– sala de grupo que servirá para reuniões dos agentes comunitários de saúde;
– sala administrativa;
– um sanitário masculino e um feminino para usuários pacientes – ambos adaptados para pessoas com necessidades especiais;
– sala de coleta;
– depósito de material de limpeza;
– pátio com vagas de estacionamento e bicicletário;
– local para armazenar lixo contaminado e lixos seco e orgânico.