A esperança de vencer o vírus combinada à solidariedade apresenta resultados concretos em Porto Alegre. Em 15 dias de mobilização, os porto-alegrenses que se vacinaram contra a Covid-19 doaram cerca de 20 toneladas de alimentos não-perecíveis na campanha de parceria entre a prefeitura e o Banco de Alimentos do RS.
Na manhã desta quarta-feira, 14, o prefeito Sebastião Melo, a primeira-dama Valéria Leopoldino e os secretários municipais de Saúde, Mauro Sparta, e de Desenvolvimento Social, Léo Voigt, visitaram a sede da instituição que reúne e organiza as arrecadações. Conforme o presidente da Rede de Banco de Alimentos, Paulo Renê Bernhard, as doações resultaram em cerca de 1.200 sacolas de alimentos.
“Eu acredito muito no voluntariado, e o Banco de Alimentos é o parceiro ideal para essa mobilização. O fortalecimento da solidariedade é um legado inegável dessa triste crise que estamos enfrentando com a pandemia. Temos que nos unir para melhorar a vida das pessoas” – Prefeito Sebastião Melo.
Melo reforçou que a arrecadação é uma ação emergencial para apoiar famílias que estão passando necessidade, e que a prefeitura está trabalhando em ações e políticas que sejam estimuladoras do desenvolvimento e autonomia, como o programa de microcrédito que foi enviado à Câmara Municipal.
“É muito inspirador ver a emoção das pessoas vacinas e o quanto se sentem gratificadas em colaborar com a doação. Essa primeira conquista diz muito sobre a solidariedade dos porto-alegrenses e a credibilidade do Banco de Alimentos. Seguiremos trabalhando para muito mais doações”, disse a primeira-dama.
A distribuição das sacolas a instituições será realizada em alinhamento entre o Banco, o Gabinete da Primeira-dama e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. “O banco de Porto Alegre tem 20 anos e é uma honra receber o prefeito pela primeira vez. Meu reconhecimento à iniciativa de aproveitar o momento da vacina. Ficamos muito felizes que nossa parceria esteja tão dando certo”, afirmou Bernhard. O presidente homenageou o prefeito, a primeira-dama e os secretários com uma medalha da instituição.
A campanha, que teve início em 30 de março nos drives e locais de vacinação, também tem ponto de coleta no Mercado Público. Além de alimentos não-perecíveis, podem ser doados produtos de higiene pessoal.
O cadastro do Banco de Alimentos tem mais de 360 entidades assistenciais de Porto Alegre, como creches, escolas, asilos, associações de bairros, que têm função social e idoneidade comprovadas. A Rede de Bancos de Alimentos do RS foi criada em 2007, com o objetivo de ampliar as atividades do Banco de Alimentos de Porto Alegre, o primeiro criado no Brasil.
Onde doar:
Drive-thru Big Sertório (rua Dona Alzira, no estacionamento coberto do Sam’s Club). De segunda a sexta, das 9h às 17h.
Drive-thru Big BarraShoppingSul (avenida Diário de Notícias, 300, Cristal). De segunda a sexta, das 9h às 17h.
Drive-thru PUCRS (avenida Ipiranga 6681, com entrada ao lado do Museu da PUCRS. De segunda a sexta, das 9h às 17h.
Mercado Público (avenida Borges de Medeiros, Centro Histórico). De segunda a sexta, das 7h às 18h.