Porto Alegre, segunda, 06 de maio de 2024
img

Busca por ivermectina contra Covid cresce na França e preocupa especialistas; RFI

Detalhes Notícia
Na imprensa francesa desta sexta-feira (16) o interesse crescente pelo uso preventivo da ivermectina contra a Covid na França preocupa os especialistas. © Fotomontagem/ Adriana de Freitas

 

 

O interesse crescente pelo uso preventivo da ivermectina contra a Covid na França preocupa os especialistas. A França estaria vivendo o mesmo fenômeno que com a hidroxicloroquina? pergunta o Le Parisien desta sexta-feira (16).

O diário francês define a situação como um “déjà-vu”, ou, traduzindo para o português, “já vimos isso antes”, em referência ao debate provocado pelo uso de hidroxicloroquina no país. Os especialistas ouvidos pela reportagem relativizam a eficácia do remédio contra parasitas, também chamado de “nova cloroquina”, como “tratamento precoce milagroso e barato contra a Covid”.

Le Parisien conta inicialmente o caso de Antoine, que foi aconselhado por seu médico a tomar ivermectina se fosse positivo para o coronavírus. O remédio evitaria o desenvolvimento de uma forma grave da doença, garantiu o doutor. O problema é que ao chegar à farmácia Antoine soube que a agência francesa de medicamentos havia negado a autorização temporária para a utilização do antiparasita contra a Covid. Ele poderia até comprar o remédio, mas não seria reembolsado pelo plano de saúde.

Leia mais em RFI