Porto Alegre, domingo, 05 de maio de 2024
img

Raúl Castro confirma que deixa a liderança do Partido Comunista de Cuba; BBC

Detalhes Notícia
A votação para eleger o sucessor de Castro acontecerá no final dos quatro dias do VIII Congresso do Partido Comunista de Cuba. Raúl Castro CRÉDITO,GETTY IMAGES

 

 

Pela primeira vez em seis décadas, o Partido Comunista de Cuba não será comandado por um Castro. Raúl Castro, irmão de Fidel Castro e atual líder do grupo que governa o regime comunista na ilha desde 1959, confirmou esta sexta-feira (16/4) que deixará a liderança do partido. Há três anos, ele já havia deixado a presidência de Cuba.

“Concluo minha missão como primeiro-secretário do Comitê Central do partido com a satisfação de tê-la cumprido e a confiança no futuro da pátria, além da refletida convicção de não aceitar convites para permanecer em órgãos superiores da organização partidária, na qual continuarei militando”, afirmou Raúl Castro, que fará 90 anos em junho, durante o VIII Congresso do Partido Comunista de Cuba.

A votação para eleger o sucessor de Castro acontecerá no final dos quatro dias de congresso. Will Grant, correspondente da BBC para Cuba e América Central, afirma que o cargo deve ir para Miguel Díaz-Canel, que já sucedeu Castro na presidência da ilha em 2018.

Leia mais em BBC