Porto Alegre, sexta, 11 de outubro de 2024
img

'Direito dos povos indígenas à terra é cláusula pétrea', diz Barroso em entrevista ao GLOBO

Detalhes Notícia
Relator de ação no STF que cobra do governo um plano de combate à Covid-19 em aldeias, ministro lamenta 'dificuldade em sensibilizar atores governamentais'. O ministro do STF, Luís Roberto Barroso: em entrevista ao GLOBO, ele aborda questões das agendas indígena, climática e ambiental Foto: Jorge William / Agência O Globo

 

 

Relator de processos no Supremo Tribunal Federal (STF) ligados às questões indígena, climática e ambiental, o ministro Luís Roberto Barroso entende que estas causas não podem ficar dissociadas ao defender um novo modelo de desenvolvimento para a Floresta Amazônica, tema sobre o qual tem se debruçado há um ano e que deve ocupar parte da agenda da Corte em 2021.

Entre os casos mais polêmicos está a ação que defende que povos indígenas só possam reivindicar terras onde já estavam em 5 de outubro de 1988, quando a Constituição foi promulgada. Esse julgamento terá repercussão geral, ou seja, a decisão deverá ser aplicada por juízes de todo o Brasil. A respeito do assunto, Barroso é taxativo.

— Não tenho dúvida de que o direito dos povos indígenas à terra é cláusula pétrea — afirmou o ministro em entrevista ao GLOBO por email, a primeira sobre a ação que cobra do governo um plano de combate à Covid-19 nas aldeias.

Leia mais em O Globo