No esforço de qualificar o atendimento de saúde na Capital, a prefeitura ampliou a parceria com o Hospital Vila Nova, que passa a oferecer mais 60 leitos clínicos para tratamento da Covid-19. Em maio, também serão implantados mais 20 leitos de UTI para pacientes com coronavírus.
“Nossa gratidão acima de tudo aos trabalhadores da saúde, que têm dedicado as suas vidas a salvar vidas. E ao Hospital Vila Nova que mantém uma verdadeira parceria com o SUS. Uma associação que traduz a política pública com qualidade ao cidadão”, enfatizou o prefeito Sebastião Melo, que participou do ato simbólico de entrega dos leitos.
A instituição recebe 44% dos pacientes com Covid-19 via Sistema Único de Saúde (SUS) em Porto Alegre, com indicação para enfermaria. No atendimento da pandemia, o hospital conta, atualmente, com quatro UTIs compostas por 56 vagas para tratamento de pacientes acometidos pelo coronavírus e é o segundo maior em internações deste tipo na Capital.
“Entregamos leitos da melhor qualidade que servirão nossa comunidade, após 30 dias de mobilização diante da necessidade”, manifestou o presidente da Associação Hospitalar Vila Nova, Dirceu Dal Molin.
“Estamos lutando muito em Porto Alegre. Março foi o período mais desafiador, e foi nesse momento que os parceiros apareceram para unir esforços para salvar vidas, com a participação decisiva da equipe do Vila Nova”, disse o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta.
Jair dos Santos Machado, vice-coordenador do Conselho Distrital e Local de Saúde da Região Sul e Centro-Sul, reforçou o apelo aos moradores e comunidade para respeitarem os protocolos sanitários. “Não adianta a prefeitura se esforçar, as equipes de saúde se esforçarem, se a população não ajudar”, destacou.