Porto Alegre, sexta, 11 de outubro de 2024
img

Fronteira é reaberta em Uruguaiana após protesto de caminhoneiros; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Trânsito de cargas entre Uruguaiana e Paso de Los Libres havia sido interrompido PREFEITURA DE URUGUAIANA/FACEBOOK/REPRODUÇÃO/JC

 

 

O trânsito de cargas na fronteira Brasil/Argentina em Uruguaiana e Paso de Los Libres foi restabelecido nesta quarta-feira (21), depois ter sido interrompido devido a um protesto de caminhoneiros brasileiros contra as medidas de restrição e testagem implementadas pela Argentina por causa da pandemia de Covid-19. O tráfego de caminhões foi restabelecido à tarde.

Diante da disseminação da variante brasileira da Covid-19, os governos de Argentina e Chile determinaram que caminhoneiros que levam cargas apresentem um teste negativo RT-PCR para entrar em seus respectivos territórios, numa exigência que gerou críticas de transportadores por possíveis impactos no comércio.

As regras foram baixadas em 5 de abril no Chile. Na Argentina, a norma passou a valer no dia 14. Em ambos os casos, valem para caminhoneiros oriundos de qualquer país, não só do Brasil.

Nesta semana, os caminhoneiros brasileiros, contrários à exigência de testes PCR para entrar no lado argentino, decidiram bloquear a ponte que liga os dois países em Uruguaiana para protestar. Com isso, na terça-feira, o controle de fronteiras argentino em Paso de Los Libres determinou o fechamento do trânsito por falta de segurança a caminhoneiros do país vizinho.

Leia mais no Jornal do Comércio