Porto Alegre, sexta, 11 de outubro de 2024
img

Convidada por Biden, líder brasileira diz que desmonte de políticas indígenas piorou com Bolsonaro; Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Sinéia do Vale representará sociedade civil em evento internacional organizado pelo presidente dos EUA. Sinéia do Vale, gestora ambiental do Conselho Indígena de Roraima, convidada para participar da Cúpula do Clima de Joe Biden - Arquivo Pessoal

 

 

Convidada para participar da Cúpula de Líderes sobre o Clima, Sinéia do Vale, gestora ambiental do Conselho Indígena de Roraima, disse à Folha que o desmonte de políticas voltadas para as comunidades indígenas no Brasil piorou durante o governo Jair Bolsonaro.

Ela, que será a única brasileira além do presidente a participar do evento internacional, queixa-se da redução de espaços de participação e de interlocução que os indígenas têm junto ao governo.

“Enquanto comunidade, enquanto movimento indígena, nós não paramos. Continuamos fazendo o trabalho, nós estamos criando o espaço para que a gente possa ter nossa voz sempre em evidência”, diz.

Sinéia deve participar do painel “Ação Climática em Todos os Níveis”, focado na ação da sociedade civil e de governos locais no combate a mudanças climáticas. Michael Regan, administrador da Agência de Proteção Ambiental dos EUA, será o anfitrião do evento, que ocorre horas depois da fala de Bolsonaro.

Leia mais na Folha de São Paulo