Porto Alegre, sábado, 12 de outubro de 2024
img

Candidato a presidir CPI, Girão nega ser governista e diz acreditar em virada; Poder 360

Detalhes Notícia
Se declara independente de Bolsonaro. O senador Eduardo Girão (Podemos-CE), candidato à presidência da CPI da Covid-19Edilson Rodrigues/Agência Senado

 

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) negou ser governista e se declarou independente do presidente Jair Bolsonaro em entrevista ao Poder360 nesta 2ª feira (26.abr.2021). Caso o posicionamento dele se confirme na prática, a defesa do Executivo no colegiado fica ainda mais enfraquecida.

Girão era considerado próximo do Planalto porque foi dele o requerimento pedindo que se ampliasse a investigação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da covid-19 para que fossem investigados prefeitos e governadores. O Senador disputa nesta 4ª feira (27.abr) a presidência do colegiado.

O presidente Jair Bolsonaro havia criticado o alcance da CPI e defendido sua ampliação para também investigar governadores e prefeitos.

O requerimento de instalação de uma CPI que investigasse União, Estados e municípios teve mais de 40 assinaturas de senadores. O regimento interno do Senado, no entanto, veda a criação de CPIs para investigar assuntos estaduais.

Segundo Girão, entretanto, seu pedido era anterior às falas do presidente e sua intenção de ampliar o escopo da comissão é dar equilíbrio e justiça aos trabalhos do colegiado.

Leia mais no Poder 360