Porto Alegre, sábado, 12 de outubro de 2024
img

RS: Gabriela Vier Munhoz assume direção do Ieacen e Teatro de Arena

Detalhes Notícia
Gabriela Vier Munhoz Foto: Arquivo Pessoal

A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) passou a contar com uma nova colaboradora a partir desta terça-feira (27). Foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE RS) de hoje a nomeação de Gabriela Vier Munhoz. Ela assume a direção do Instituto Estadual de Artes Cênicas (Ieacen) e do Teatro de Arena, no lugar de Jessé Oliveira, que passou a integrar a Secretaria de Cultura de Porto Alegre.

O Teatro de Arena, instituição da Sedac, localiza-se nos Altos do Viaduto Otávio Rocha, na Avenida Borges de Medeiros, Centro Histórico de Porto Alegre. Fundado pelo Grupo de Teatro Independente, então composto por Jairo de Andrade, Araci Esteves, Alba Rosa, Câncio Vargas, Hamilton Braga e Edwiga Falej, foi inaugurado em 17 de outubro de 1967, com a peça “O Santo Inquérito”, de Dias Gomes. O Arena atuou como um núcleo de resistência cultural no período da Ditadura Militar (1964 – 1985).

Currículo

Gabriela Munhoz tem 37 anos, é gaúcha, natural de Lajeado. Atriz formada na UniverCidade do Rio de Janeiro, onde residiu por 16 anos. Gestora de projetos nas áreas da Arte e do Entretenimento há mais de 20 anos. Estudante de filosofia e autoconhecimento, na pós-graduação pela PUC-RS.

Em sua trajetória, apresenta uma extensa vivência como atriz em espetáculos teatrais, algumas experiências no cinema e na televisão (a mais atual em 2019, na novela Órfãos da Terra, obra premiada e vencedora do Emmy Internacional). Participa de um grupo de pesquisa em investigações na cena teatral chamado obediencia.art. , com artistas de diversas localidades.

Como gestora de projetos, produziu shows, eventos, festivais, ações de marketing, gastronomia e arte.
É uma das idealizadoras do Ecossistema ator|atriz, uma proposta de debates para pensar o ofício do artista através de imersões on-line, projeto iniciado em meio à pandemia; idealizadora, também, de um quadro semanal de rádio chamado “Arte pra não artista”, da Rádio Independente (FM 91.7), que estreia em maio;

De volta ao Rio Grande do Sul desde 2020, atuou frente ao relacionamento da Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre.