Profissionais de mais quatro escolas da Rede Municipal de Ensino passaram por testagem para detecção da Covid-19 nesta semana. A coleta RT-PCR foi feita por técnicos de laboratórios conveniados com a prefeitura. A ação faz parte dos protocolos sanitários adotados pela administração municipal para o retorno mais seguro às escolas.
Nesta quinta-feira, 6, foram submetidos aos testes os trabalhadores da Escola de Ensino Fundamental Mariano Beck. Já os servidores da Escola de Ensino Fundamental Campos do Cristal, escolas de Educação Infantil Jardim Salomoni e Mamãe Coruja foram testados na tarde desta quarta-feira, 5. “Estamos preparados com diferentes protocolos que visam à proteção dos nossos servidores e alunos”, afirma a secretária Janaina Audino.
A diretora da Mamãe Coruja, Grasiele Schumacher, ressalta que a iniciativa traz tranquilidade aos profissionais e famílias. “Avisei aos pais que teríamos essa ação na escola. Além de animados, afirmaram que se sentem mais seguros. A testagem nos dá um alívio, pois é um detector, até mesmo para quem não tem sintomas”, diz.
Os testes RT-PCR estão sendo realizados nos profissionais da rede municipal desde o dia 29 de abril. As escolas indicam os profissionais e a Secretaria Municipal de Saúde envia os tíquetes. A Secretaria Municipal de Educação gera um voucher individual para identificação dos profissionais.
Aulas presenciais – O avanço nos dados de abertura das escolas e comparecimento dos alunos reflete a confiança das famílias no retorno às aulas presenciais. Já são 283 escolas, entre próprias e comunitárias, que retomaram as atividades pedagógicas com a Educação Infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Na quarta-feira, 4.324 crianças compareceram no turno da manhã e 4.186 no turno da tarde.