Porto Alegre, domingo, 13 de outubro de 2024
img

Vacinação de pessoas com comorbidades tem grande procura em Porto Alegre; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
No posto Modelo, longa fila de espera se estendeu por mais de uma quadra durante toda a sexta-feira ADRIANA LAMPERT/ESPECIAL/JC

 

 

Mais de 410 mil pessoas receberam a primeira dose da vacina contra Covid-19 até esta sexta-feira (7) em Porto Alegre. O quantitativo equivale a 37,07% da população que pode receber o imunizante. Com duas doses e esquema completo já são 213.757 vacinados, ou 19,37%.

A campanha foi ampliada nesta sexta-feira para pessoas com 40 anos ou mais que possuem comorbidades aptas a receber a primeira dose de vacina. Com isso, as 34 unidades de saúde que estão aplicando o imunizante e o drive-thru instalado no estacionamento da Pucrs tiveram movimento intenso desde o início do dia. Somente neste último, foram aplicadas 755 doses. Na unidade Santa Cecília (bairro Santa Cecília) foram vacinadas 705 pessoas; no posto Santa Marta, localizado no Centro Histórico, foram mais 549.

Quem procurou o posto Modelo, no bairro Santana, para receber a primeira dose precisou enfrentar uma longa fila que se estendia pela quadra da Jerônimo de Ornelas entre a avenida João Pessoa e a rua Ignácio Montanha. Segundo funcionários da unidade de saúde, a procura foi grande desde às 9 horas e no final do dia haviam sido aplicadas 1.296 doses.

Em torno de 16 horas, uma segunda fila iniciou no lado contrário, em sentido à avenida João Pessoa. A arquiteta Joana Francisconi (24 anos) e sua mãe, Cláudia Francisconi (55 anos), que é empresária, saíram mais cedo do trabalho para tentar “a xepa” do dia da campanha de imunização no Modelo. Além delas, outras três mulheres aguardavam o posto encerrar o atendimento do dia, na esperança de que sobrassem doses.

Leia mais no Jornal do Comércio